terça-feira, 23 de abril de 2013

Tupi no português do Brasil

     Muitas palavras e expressões presentes no português atual do Brasil provem de uma origem tupi. Nessas palavras se destacam os topônimos, toponímia é o estudo sobre os nomes dos lugares, e ela é importante, pois revela fatos históricos e geográficos de um lugar. Se pudéssemos estabelecer um ranking, com todas as influencias nos topônimos (os nomes dos lugares) aqui no Brasil, a língua portuguesa ficaria em primeiro lugar, enquanto as línguas da família Tupi-Guarani ficariam em segundo.

     Além de nomes de lugares, há milhares de termos de origem tupi em nosso léxico, os quais utilizamos abertamente em nosso cotidiano sem sequer saber sua origem. Hoje no Brasil existem mais de 180 línguas e dialetos tupi, por isso sempre que nos referimos ao tupi nós estamos nos referindo ao um tronco linguístico e não uma língua. Esta confusão acontece porque muitas palavras do vocabulário brasileiro têm origem nas línguas da família Tupi-Guarani.

     Usamos muitas palavras de origem tupi no nosso dia a dia sem sequer sabermos sua origem! Quem nunca encontrou um amigo com o mesmo nome que o seu e o chamou de xará? Xará em tupi significa tirado do meu nome. Caju significava “ano”, pois o tempo era contado por frutificações dessa planta. Karaíba significa homem branco, enquanto óka significa casa, logo Carioca significa casa do homem branco, e passa a designar quem mora no Rio de Janeiro, pois essa região tinha um fluxo migratório de portugueses muito maior do algumas regiões mais interioranas do Brasil. Outras expressões comuns que tem origem tupi, são “ficar de nhenhenhem”, que vem de “nhe’enga - língua”, e também “oi” , que em tupi significa “ o que foi?”.

     Mas a maior parte da influência tupi esta na nossa toponímia: Ipiranga (‘Y pyrang a) significa rio vermelho. A posposição tupi “TYBA” significa reunião, ajuntamento, ou ocorrência, tal som se manifesta em português como: Tiba, tuba, nduva, ndiva, tuva, tiva, ou tiua. O nome de muitas cidades tem essa terminação: Araçatuba (lugar de muitos araçás), Itatiba (lugar de muitas pedras), Bocaiuva (lugar de muitos Cocôs macaúba - cocô amarelo), Boituva (lugar de muitas cobras), Imbituba (lugar de muitos muitos cipós), Indaiatuba (lugar de muitas palmeiras - anajás), Macaúba (lugar de muitas árvores da mancaba), Caraguatatuba (lugar de muitos caraguatás - planta), Indaiatuba (lugar onde há muitas palmeiras - indayá), Ubatuba (lugar de muitos frutos).



Nenhum comentário:

Postar um comentário